Comissão do Idoso lança cartilha informativa na OAB-PI

  Data e Hora: 20/10/2016 12:10:16

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, ocorrido em 01 de Outubro, a OAB-PI, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos do Idoso (CDDI), lançou na noite da terça-feira (18) a cartilha “A dignidade nunca envelhece”. A publicação traz informações claras e diretas sobre a Lei nº 10.741/2003, conhecida como Estatuto do Idoso. A solenidade foi aberta com a apresentação do grupo Gibi, composto por idosas do Bairro Itaperu.

Estiveram presentes o presidente da OAB-PI, Chico Lucas; o secretário municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Francisco Macedo; Diego Almeida, representando a Escola Superior da Advocacia do Piauí; a conselheira seccional Conceição Vasconcelos; Roberta Oliveira, presidente da  Comissão de Defesa das Prerrogativas; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Silvania Bacelar; a Defensora Pública do Núcleo do Idoso, Sarah Vieira; e a diretora geral da Faculdade Maurício de Nassau, Lilian Guimarães.

Jória Batista, presidente da CDDI, afirmou que a publicação visa levar informações ao bem estar dos idosos, como um instrumento eficaz na busca da garantia dos direitos da pessoa idosa. “Quando bem informada e com consciência dos direitos que possui, fica mais fácil buscar melhores condições de vida. Os idosos precisam ser respeitados com todas as limitações de sua idade, pois muitos já contribuíram ao longo de sua vida”, disse a advogada durante discurso.

“Idosos são aquelas pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Segundo o IBGE, 13% da população brasileira é idosa e prevê que em 2050 haverá no Brasil 73 idosos para cada 100 crianças. Diante dessa realidade é que se fez necessário que tenhamos à mão algo que nos garanta que essa parcela da sociedade viva com saúde e dignidade”, concluiu Jória Batista.

O presidente Chico Lucas disse que todas as gerações precisam reconhecer a importância dessas pessoas que muito ainda tem a somar na sociedade. “A sociedade pensada pelos mais jovens, não se preparou para os idosos. O poder público, por exemplo, deve se preocupar com a sua assistência, locomoção e mobilidade”, ressaltou. Segundo ele, a comissão dá o primeiro passo ao divulgar o Estatuto do Idoso por meio da cartilha. “Divulgar e conscientizar a população é o início, mas o objetivo a longo prazo é fazer com que esses direitos, hoje divulgados, sejam de fato efetivados”, lembra o presidente.

Finalizando a solenidade, a médica geriatra Glenda Moreira ministrou palestra que teve como tema “Envelhecimento: uma nova geração, um novo olhar”. Ela falou sobre a transição demográfica pela qual temos passado, onde a população brasileira envelheceu muito mais rápido que países dito desenvolvidos. “O Piauí é umas das populações que mais chegam aos 90 e 100 anos no Brasil, mesmo com uma alimentação que insere gorduras, sais e açúcar”, conta. Ela alertou também para o alimento e cuidado com o espírito e o tempo dedicado à qualidade de vida. 


Mais notícias


#RevistaCientifica: OAB e ESA Piauí realizam lançamento do
Data/Hora: 28/08/2020 19:57:54
OAB Piauí exibirá documentário “O Silêncio dos Homens
Data/Hora: 05/12/2019 14:19:42
Demandas de Corrente e região são apresentadas durante reu
Data/Hora: 05/12/2019 12:41:56
Gestão e empreendedorismo ganham destaque no Workshop “Ad
Data/Hora: 05/12/2019 11:41:29
Inclusão das pessoas com deficiência é tema de reunião d
Data/Hora: 04/12/2019 17:49:42
Leia todas as notícias