Nota de Apoio à Advogada Esmaela Macedo

Data e Hora: 05/10/2016 15:10:39

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Público, vem a público manifestar seu total e irrestrito apoio à advogada Esmaela Macedo, que atua no município de Pedro II e foi vítima de atos de violação às suas prerrogativas profissionais no exercício de sua atuação como advogada eleitoralista.

No último dia 30 de setembro, a advogada teve o carro atingido por uma bomba, colocada no veículo por um menor de idade, que foi apreendido pelas autoridades policiais do município. Narra ainda a profissional que no dia 02 de outubro sofreu constrangimento, lesão e injúria por dezenas de pessoas que fazem oposição à coligação a qual a mesma estava representando.

O advogado não pode ser confundido com cliente e muito ter sua integridade física e moral ameaçadas em razão da sua atividade profissional. A advocacia, como assegura a Constituição Federal, é indispensável à administração da Justiça. As prerrogativas profissionais do advogado, portanto, não são privilégios, mas garantias do livre exercício profissional.

A OAB-PI repudia todo e qualquer tipo de violência, seja ela física, verbal ou psicológica, e assegura que atuará na defesa da advogada Esmaela Macedo, para que tenha seus direitos profissionais resguardados, e acompanhará todos os procedimentos policiais e judiciais envolvendo esses casos.