INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O XXI EXAME DA ORDEM

Data e Hora: 27/09/2016 12:09:49

A Ordem dos Advogados do Brasil publicou na última segunda-feira, dia 26, o edital de abertura do XXI Exame de Ordem Unificado. A prova é pré-requisito para o exercício da advocacia e podem participar os estudantes do último ano do curso de graduação em Direito.  O prazo para inscrições vai até 10 de outubro, pela internet, no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade organizadora do processo.

A taxa é de R$ 240,00 e deve ser paga via boleto, em qualquer agência bancária. O examinando portador de deficiência que necessitar de prova ou atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no formulário de solicitação de inscrição, sua condição. Além disso, será preciso enviar, por Sedex, até o dia 11 de outubro, um laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) que justifique o atendimento especial solicitado.

Estará isento do pagamento da taxa de inscrição o examinando que, cumulativamente, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e for membro de família de baixa renda. A isenção deverá ser solicitada mediante requerimento do examinando, disponível das 19h do dia 26 de setembro de 2016 às 23h59min do dia 10 de outubro de 2016, horário oficial de Brasília/DF, no endereço eletrônico http://oab.fgv.br.

PROVAS

A seleção é composta por duas etapas. A primeira etapa, marcada para o dia 27 de novembro, será constituída por prova objetiva, com 80 questões múltipla escolha. O conteúdo é relativo às disciplinas obrigatórias do bacharelado em Direito: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tribunal. Além disso, também são cobrados conhecimentos de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, e sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e o Código de Ética e disciplina da Ordem.

Já a segunda etapa, que conta com a prova prático-profissional, está marcada para o dia 22 de janeiro de 2017. Além de uma peça prática, o candidato terá que responder a quatro questões discursivas nesta fase.