whatsapp Informe OABPI: (86) 98141-8181  |  Disk Prerrogativas: (86) 99998-8248  
  Manutenção de Salas dos Advogados: (86) 99984-8628

Comissão da OAB-PI define metas para valorização da mulher advogada

 Data/Hora: 2016-02-05 07:30:49      Categoria: Site | Geral | Geral    


A Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizou a primeira reunião deste ano e traçou metas em defesa e fortalecimento dos direitos da classe. O Conselho Federal da OAB (CFOAB) aclamou 2016 como o ano da mulher advogada e a comissão decidiu que vai trabalhar pela aprovação e implantação do Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada. O encontro aconteceu na Sala das Comissões e teve a participação do presidente da Ordem, Chico Lucas, e da conselheira federal e presidente da Comissão, Eduarda Mourão.

Na oportunidade, as advogadas definiram os principais objetivos da Comissão que tem como prioridade a valorização da mulher advogada, no exercício profissional, visando ampliar o mercado de trabalho com remuneração condigna. Também foi discutida  a defesa das prerrogativas, o incentivo a participação da mulher advogada nos órgão de classe e os espaços de poder.A  organização de  encontros periódicos com as subseções, visando à integração capital e interior, também foi analisado.

Apresentando sugestões para fortalecimento da atuação da Comissão no Estado, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, propôs a realização de minicursos e cursos mais direcionados  às mães advogadas e à classe em geral. “É necessário que a Comissão se una e se fortaleça em prol de seus ideais. Ações conjuntas e objetivas voltadas para a classe a para a sociedade terão, sem dúvida, resultados coerentes e positivos. Tenho a certeza de que as membros desta Comissão farão um grande trabalho”.

Para a presidente da Comissão, Eduarda Mourão, a reunião alcançou os objetivos traçados.“O nosso encontro foi extremamente positivo. A nossa comissão entende que a advocacia feminina deve se fortalecer ainda mais e que a defesa dos direitos das mulheres na sociedade sejam respeitados. Com o ano da mulher advogada, precisamos aprovar o Plano Estadual de Valorização da Mulher Advogada e em segundo lugar, fazer com que ele efetivamente se realize”, afirmou Eduarda Mourão.

Sobre a participação do presidente Chico Lucas, Eduarda Mourão frisou que “a presença do nosso presidente Chico Lucas já dar uma demonstração de que a diretoria está apoiando, integralmente, as ações de todas as Comissões e de que por meio dos trabalhos realizados pelas Comissões Temáticas, a Ordem tenha de fato maior democratização e melhor alcance dos resultados idealizados”, finalizou.

Como resultado da reunião, a Comissão deliberou a criação de três núcleos de trabalho que será composto pelas membros e com ações direcionadas para cada segmento da classe e da sociedade. São eles: “A Mulher Advogada”, que focará na criação de mecanismos para atuação profissional, defesa das prerrogativas, qualificação jurídica por meio de cursos na ESA-PI, regulamentação e aprovação do Plano Estadual, Movimentos Mais Mulheres na OAB, dentre outros; “A Mulher na Sociedade”, com foco na igualdade de gênero, combate ao feminicídio, violência doméstica, defesa humanitária das mulheres encarceradas, dentre outros e “Municipalização”.

Os núcleos terão coordenação e subcoordenação e os trabalhos serão articulados pelas advogadas que integrarão cada grupo de acordo com a área afim. A permanência da Comissão nos quadros da Ordem, por meio de uma alteração no Regimento Interno da Instituição, também será pleito da Comissão.



OAB Piauí - © 2015 - Todos os direitos reservados selo
Desenvolvimento / NTI / OAB Piauí
Rua Governador Tibério Nunes, S/N Bairro Cabral Teresina - Piauí - Fone: (86) 2107-5800