whatsapp Informe OABPI: (86) 98141-8181  |  Disk Prerrogativas: (86) 99998-8248  
  Manutenção de Salas dos Advogados: (86) 99984-8628

Espaço Amamentar auxilia a maternidade das advogadas

 Data/Hora: 2016-08-02 04:50:27      Categoria: Site | Geral | Geral    


O "Espaço Amamentar", localizando na Sala dos Advogados da Justiça Federal, vai ajudar as advogadas lactantes a conciliarem a profissão com a maternidade, oferecendo um espaço confortável para a amamentação e a troca de fraldas e roupas do bebê. O Espaço foi inaugurado na segunda-feira (01), pela Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí (CAAPI) e a Ordem dos Advogados do Piauí, Seccional Piauí.

De acordo com a presidente da CAAPI, Rafael Orsano, propiciar um ambiente adequado e acolhedor dedicado as mulheres que encaram o desafio de conciliar a maternidade com a advocacia, é uma forma de auxiliar a profissional e também de incentivar e valorizar o aleitamento materno.

O Espaço Amamentar cumpre com as diretrizes do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada disponibilizando meios para que a mulher advogada possa exercer a sua profissão com dignidade. O espaço foi ambientado pela arquiteta Verika Rios Magalhães e conta com cadeira de amamentação e trocador. Na oportunidade, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, falou que instituição tem trabalhado em prol da mulher advogada e que muitas ações deverão ser feitas até o final da gestão para valorizá-las.

A diretora financeira da CAAPI e uma das idealizadoras do projeto, Adelina Miranda,  revelou que as mães advogadas deixavam  de amamentar precocemente ou de advogar por longos períodos, após a maternidade. “A Caixa de Assistência pretende inaugurar mais dois espaços de amamentação, sendo um na Justiça do Trabalho e outro no Fórum Central para apoiar essas mães e ajuda-las a conciliar a amamentação e a advocacia”, disse.

A advogada Ana Berenice, disse que com o nascimento do bebê muda tudo na vida da mãe, inclusive a vida profissional. Voltar ao trabalho depois da licença maternidade já era uma preocupação, pois até os 6 meses sua filha alimentava-se apenas do leite materno e ela pretende fazer a introdução intercalada com as mamadas. “Voltar ao trabalho e ter um espaço como esse acalmou o meu coração. Agora vou ter um local onde posso trazer a Ana Maria para fazer a sua mamada. Melhora o dia e com certeza a produtividade”, disse. Para a vice-presidente da Comissão Estadual da Mulher Advogada, Nayara Venâncio, o espaço permite “que a maternidade e a advocacia caminhem lado a lado de maneira saudável”, disse. 

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, a CAAPI também lançou uma Campanha para ajudar o Banco de Leite Humano da Maternidade Evangelina Rosa, incentivado a doação de potes de vidro com tampa (nescafé e maionese), colocando postos de coletas nas Salas dos Advogados, nos Fóruns e realizou  a Exposição AmamenTHE da fotógrafa piauiense, Dayne Dantas, chamando atenção para o gesto de amor que é a amamentação. 



OAB Piauí - © 2015 - Todos os direitos reservados selo
Desenvolvimento / NTI / OAB Piauí
Rua Governador Tibério Nunes, S/N Bairro Cabral Teresina - Piauí - Fone: (86) 2107-5800