whatsapp Informe OABPI: (86) 98141-8181  |  Disk Prerrogativas: (86) 99998-8248  
  Manutenção de Salas dos Advogados: (86) 99984-8628

Parnaibanos relatam problemas do Judiciário durante audiência pública realizada pela OAB-PI

 Data/Hora: 2016-08-01 12:04:49      Categoria: Site | Geral | Geral    


Com o intuito de ouvir e debater os problemas do Judiciário piauiense, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por meio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, realizou uma audiência pública no Fórum Central da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. A ação tem parceria da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB e da Subseção de Parnaíba e foi presidida pela secretária adjunta da OAB-PI, Élida Franklin.

Advogados, servidores e sociedade em geral estiveram presentes, relatando as principais dificuldades enfrentadas com as deficiências do Poder Judiciário local. Problemas no sistema de alimentação de informações dos dados do Tribunal, o que prejudica, sobremaneira, a atuação profissional dos servidores; ausência de juízes na 1ª Vara Cível e no Juizado Especial; ausência das audiências de custódia; acúmulo de processos; falta de estrutura física e de pessoal estiverem entre os problemas relatados.

O presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, Einstein Sepúlveda, acredita que a intervenção da Ordem deve ser pioneira na discussão do tema. “Entendemos que Parnaíba enfrenta os mesmos problemas que as cidades de grande porte do estado, onde a Justiça é ineficaz e precária. Por isso a importância desse debate com a sociedade civil, os promotores e os magistrados”, afirmou.

“Precisamos fazer um diagnóstico em todo o Estado sobre os principais problemas que o Judiciário piauiense apresenta. Demos início às ações na Comarca de Parnaíba, por ser uma das maiores do Estado. Após ouvirmos e debatermos sobre todas as dificuldades aqui relatadas, vamos criar um relatório e encaminhar à presidência do TJ-PI e à Corregedoria”, declarou Élida Franklin.

O conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto ressaltou o valor da audiência com a participação dos operadores do Direito, bem como por parte dos servidores e da sociedade. “Aqui pudemos ouvir os anseios dos profissionais da advocacia e dos jurisdicionados, sobretudo dos servidores que compõe o Judiciário piauiense. Sabemos da realidade local, mas precisamos construir um diagnóstico e a partir daí levar todas as informações coletadas para a presidência do Tribunal” disse.

“Essa audiência pública versa sobre os problemas que a sociedade enfrenta dentro do Poder Judiciário. A ação busca conhecer, de perto, tal realidade e, consequentemente, lutar por uma prestação jurisdicional mais célere”, destacou o presidente da Subseção, José de Lima.

A presidente da Subcomissão de Relação com o Poder Judiciário, Ana Karênia Guilham, destacou a importância da audiência para a realidade local. “Nunca tivemos acesso à Seccional como estamos tendo agora. A Audiência foi extremamente produtiva e esperamos que nossa realidade se transforme a cada dia”.

Presenças

Cláudia Martins, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente; Fernanda Amaral, conselheira seccional da OAB-PI e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem e Aureny Dias, representante do TRT-PI.



OAB Piauí - © 2015 - Todos os direitos reservados selo
Desenvolvimento / NTI / OAB Piauí
Rua Governador Tibério Nunes, S/N Bairro Cabral Teresina - Piauí - Fone: (86) 2107-5800