whatsapp Informe OABPI: (86) 98141-8181  |  Disk Prerrogativas: (86) 99998-8248  
  Manutenção de Salas dos Advogados: (86) 99984-8628

OAB-PI lançará Campanha de Combate ao Caixa 02

 Data/Hora: 2016-07-06 09:29:01      Categoria: Site | Geral | Geral    


Seguindo recomendação do Conselho Federal da OAB, a Seccional Piauí, por meio da Comissão de Direito Eleitoral e em parceria com a Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-Piauí), lançará a Campanha de Combate ao Caixa 2. O evento acontecerá no Auditório da OAB-PI neste sábado (09), às 08 horas, e terá a participação de Marlon Reis, um dos autores da Lei da Ficha Limpa.

O objetivo central do Comitê será a participação da sociedade civil, que ajudará na fiscalização do caixa 2 de candidatos nas eleições. Por meio de um aplicativo, que poderá ser baixado em qualquer plataforma de celular, a sociedade poderá denunciar possíveis práticas ilegais dos candidatos durante os pleitos.

Para o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, a participação do cidadão em agir como observador e fiscalizador será de fundamental importância. “O voto deve ser consciente e a sociedade deve participar de forma efetiva no combate à corrupção. São vocês que poderão mudar a situação política do nosso estado, do nosso país, mudando assim a realidade”, disse.

Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Thiago Sá destacou que “o Comitê atuará diretamente para que a eleição aconteça da forma mais equilibrada possível e que não haja distorções na disputa do pleito ou abuso do poder econômico”, ressaltou.

O Lançamento contará ainda com a participação do ex-juiz do Estado do Maranhão e um dos autores da Lei da Ficha Limpa, Marlon Reis, que ministrará a palestra “Mobilização Social e Combate ao Caixa 2".

Os interessados em participar do evento, deverão se inscrever pelo site www.oabpi.org.br/inscricao ou de forma presencial, no dia do evento, e fazer a doação de um quilo de alimento não perecível. Os mesmos receberão certificado de 04/aula.
 
Como o aplicativo funciona

Para fiscalizar e denunciar, será necessário baixar o aplicativo no celular, realizar o cadastro e ou forma anônima, denunciar qualquer tipo de prática irregular relacionada ao caixa de 2 de candidatados. O programa está disponibilizado para celulares com o sistema Android ou o sistema IOS da Apple.

As denúncias serão encaminhadas aos integrantes da Comissão, que irão analisar a natureza da denúncia. Posteriormente, as denúncias que retratarem práticas prejudicais à lisura das eleições, serão encaminhadas à Justiça Eleitoral do Piauí.



OAB Piauí - © 2015 - Todos os direitos reservados selo
Desenvolvimento / NTI / OAB Piauí
Rua Governador Tibério Nunes, S/N Bairro Cabral Teresina - Piauí - Fone: (86) 2107-5800